E esses brinquedos, de onde saíram? Eu comprei tudo isso?!
Nós, pais sábios também devemos pensar sobre o número de brinquedos que são dados aos nossos filhos.
Os brinquedos não são apenas brinquedos. Eles formam bases e alicerces para o futuro dos nossos filhos. Passam mensagens e valores. Ensinam as crianças a conhecer o mundo e conhecer a si próprias. Por isso, precisamos avaliar o que está sendo passado para nossos filhos através dos brinquedos e aprendermos a limitar o número de brinquedos que eles tem para brincar.
O escritor Joshua Becher, autor Best-seller de “A mais ou menos” citou 12 razões para se livrar do excesso de brinquedos e como isso irá beneficiar os seus filhos a longo prazo:
1. Eles aprendem a ser mais criativos: Muitos brinquedos impedem que a criança use plenamente a imaginação. Com poucos brinquedos disponíveis as crianças tendem a inventar brincadeiras e jogos.
2. Eles desenvolvem mais capacidade de concentração: Quando muitos brinquedos são introduzidos na vida da criança, sua capacidade de concentração é prejudicada. A criança raramente vai aprender a apreciar plenamente um brinquedo e explorar todas as suas funcionalidades se houver muitas outros brinquedos à sua disposição.
3. Eles adquirem mais habilidades sociais: Crianças com poucos brinquedos aprendem a desenvolver relações interpessoais com outras crianças e adultos. Elas aprendem a se expressar melhor. Crianças que estabelecem relacionamentos na infância terão maior chance de sucesso acadêmico e situações sociais quando tornarem-se adultos.
4. Eles aprendem a cuidar melhor das coisas: Quando as crianças tem brinquedos demais é natural terem menos cuidado com eles. Elas não vão aprender a valorizá-los se há sempre um substituto pronto à disposição.
5. Eles desenvolvem mais gosto por leitura, escrita e arte: Menos brinquedos permite que nossos filhos se interessem por livros, música, desenho e pintura. Apreciar arte também vai ajudá-los a apreciar mais a beleza, emoção e comunicação em seu mundo.
6. Eles se tornam mais engenhosos: Na educação não deve ser apresentada a resposta para um problema, mas sim as ferramentas para encontrar a resposta. Na área de entretenimento e lazer o mesmo princípio é aplicado. Menos brinquedos fazem com que as crianças se tornam mais engenhosas, resolvendo problemas com apenas os materiais que tem à mão. A desenvoltura é um qualidade com potencial ilimitado!
7. Eles aprendem a dividir e são mais colaborativos: Muitos pais acreditam que muitos brinquedos vão resultar em menos brigas, porque tem mais opções disponíveis. No entanto, acontece o contrário. Irmãos disputam brinquedos e todas as vezes que introduzimos mais brinquedos, damos à eles mais motivos para disputas. Por outro lado, crianças com menos brinquedos são forçados a compartilhar, colaborar e trabalhar juntos.
8. Eles aprendem a ser mais persistentes, pacientes e determinados: Crianças que têm muitos brinquedos desistem das coisas rapidamente. Se eles tem um brinquedo que estão com dificuldade de descobrir suas funcionalidades o mesmo será rapidamente descartado por um brinquedo mais fácil.
9. Eles se tornam menos egoístas: As crianças que ganham tudo o que pedem, acreditam que podem ter tudo o que querem. Esse pensamento vai levá-las rapidamente à um estilo de vida pouco saudável (e inconveniente).
10. Eles experimentam mais a natureza e atividades físicas: Crianças que não tem um quarto repleto de brinquedos tendem a querer explorar o lado de fora da casa e assim desenvolvem um profundo apreço pela natureza. Elas também estão mais propensas a se envolver em atividades físicas que resultam em mais saúde e felicidade.
11. Eles aprendem a encontrar prazer fora da loja de brinquedos: A verdadeira alegria e diversão nunca será encontrado nos corredores de uma loja de brinquedos. As crianças que são levadas a acreditar que a resposta de seus desejos podem ser comprados com dinheiro, vivem uma ilusão. Em vez disso, as crianças precisam de incentivo para encontrar alegria na realidade em que vivem.
12. Eles vivem em uma casa mais limpa e arrumada: Se você tem filho, sabe que brinquedos espalhados podem deixar a casa inteira rapidamente bagunçada. Menos brinquedos resulta num espaço mais limpo e amplo, uma casa mais saudável e organizada.
Tenha em casa apenas os brinquedos adequados a faixa etária do seu filho. Tenha em casa apenas os brinquedos que seu filho realmente brinca. Essa é a proposta da Locadora de Brinquedos Splish Splash
Fonte: Becomingminimalist
Tradução e Adaptação: Splish Splash